História 61

O CAMPO E A CIDADE

O meio Ambiente e Interdependência

Tema: O valor de todo o trabalho

Comemoração do dia do Trabalhador Rural e Industrial, comemorado no dia 1de maio.

Indicado para crianças do Pré e Primário.

São duas coisa que devem caminhar juntas: A Industria e o trabalho do Campo. Embora a industria possa parecer um setor mais dinâmico, a agricultura é tanto ou mais.

         Nota: explicar o que é industria e o que é agricultura.

         Industria: são as fabricas na cidade que produzem os caminhões, os automóveis, os tratores, máquinas agrícolas, enfim, tudo o que existe em nossas casas como matéria de muita necessidade, desde as panelas de ferro, maquinas de costura, aparelhos domésticos de eletricidade etc.

         São os produtos do campo, tais como o arroz, o feijão, milho, trigo algodão, a cana de açúcar etc.      

          Além disso, nas chácaras e nos sítios, são cultivados legumes, hortaliças, flores e frutos...

         Ainda é no campo que os criadores trabalham para que não falte o leite, os ovos, a carne que vem do boi, do porco e das aves...

         Então a Industria e a Agricultura são duas ambas importantes e devem caminhar juntas. As duas possuem o seu devido valor e todo o trabalho, desde que honesto, é honra para o trabalhador.

         Todo trabalho é digno, e há necessidade da variedade de profissões e meios de ambiente propícios ao desempenho de cada tarefa.

         Ex: O trabalhador da terra é indispensável para produzir nossa alimentação que vem da terra. Na cidade o homem precisa das fábricas para trabalhar e tirar o seu sustento. Ao mesmo tempo a maquinaria que se produz nas fábricas servem ao homem do campo. Então o trabalho do campo traz muita riqueza e põe a mais moderna industria a funcionar. E ao mesmo tempo a industria faz a agricultura crescer ainda mais.

         O exemplo, são os tratores e máquinas agrícolas que facilitam o trabalho no campo permitindo o aumento de produção e melhores condições de vida do homem do campo. Os caminhões feitos pela industria, transportam gêneros produzidos no campo, para serem processados industrialmente. Quando viajamos, vemos caminhões levando gado, bujões de gás, e de leite, cana de açúcar, fardos de algodão do campo para as industrias.

         Demos apenas um exemplo de ligação de Interdependência, que é justamente ajuda de um para com o outro. Se olharmos ao nosso redor e pensarmos um pouco, vamos perceber como é importante para o nosso desenvolvimento que os dois setores progridam em harmonia, fazendo que as riquezas geradas pelo trabalho do homem, seja no campo, seja na cidade, revertam em benefício dele próprio. Então tudo o que nos cerca forma o seu próprio ambiente.

         Mas os ambientes não são também iguais.

         Um rio pode passar perto de sua casa. A montanha pode ser vista em outra localidade.

         Também os vegetais, os animais, as plantações tem ambiente próprio para viver e desenvolver.

         E passam da zona rural para as fabricas, produzindo dezenas de produtos (ver os desenhos e comentar).

         Uma cidade tem o seu aspecto: Prédios altos, avenidas largas conduções, viadutos e jardins...

         Dentro de uma cidade há vários bairros. Pedir exemplos da nossa cidade. (bairros do Carmo, São Geraldo, Vila Xavier etc....

         Existem as praças e jardins onde tem árvores, bancos para as pessoas sentarem e descansar. Crianças que brincam descuidadas.....

         Os subúrbios que são as extremidades das cidades onde se localizam fábricas, chácaras, e pequenos sítios. O importante é o progresso que existe na ligação entre campo e cidade, industria comércio e agricultura.

 

FIM

 

Voltar