História 72

MEIOS DE COMUNICAÇÃO

Conhecimentos Gerais

Tema: Aperfeiçoamento humano. Evolução do homem em relação as coisas materiais e espirituais de que necessita.

          A criatura humana, sente necessidade de se comunicar com seus semelhantes. Não queremos viver em solidão " quem do mundo se isola, do mundo fica isolado" É da natureza que procuremos influenciar e sermos influenciados. (Livro dos Espíritos)

          "Quem não se comunica, se estrábica", diz o refrão. Desde os remotos tempos, as criaturas, procuram esta ou aquela maneira de comunicação. Assim é que por gestos, palavras olhares, sinais sons pinturas, teatro livros e muitas descobertas tecnológicas, vem favorecer ao homem meios de melhor comunicação. Ex. O homem primitivo, querendo se expressar para as gerações vindouras, deixou gravado nas pedras de antigas cavernas, o desenho de suas mãos, o desenho de animais, etc., com isto se comunicou com os outros homens e outras gerações.

          O ato de pensar, atrai outros pensamentos consequentemente, transmitimos os nossos pensamentos (TELEPATIA). Isto pode dar-se também entre os encarnados e os desencarnados (Trabalho Mediúnico).

          O ato de falar, é comunicar-se através do Diálogo. O conferencista que se comunica com o auditório através da palavra, que esclarece, pela argumentação que é a associação de idéias...

          Nas artes, tais como o teatro, os artistas apresentando peças teatrais, transmitem em cena, as idéias do escritor e a mensagem da peça. Daí o valor do teatro no fato comunicação.

          O canto, a pintura, a mímica... são outros tantos recursos de comunicabilidade.

          Comunicação pelo tato: Uma pessoa cega pode, tateando, chegar a um lugar, conhecer ou reconhecer objetos... O sistema de leitura para os cegos, é pelo tato. É uma escrita que ele aprende a conhecer pelos dedos das mãos. Uma espécie de comunicação, chamada Alfabeto Braille.

 

A TROCA DE MERCADORIAS

          A troca de mercadorias também entra no fenômeno.

          Nos tempos remotos, as criaturas, aprenderam que trocando coisas, não só favorecia o comercio entre eles, como também aproximava as pessoas.

 

O SOM, O CANTO E A MÚSICA

          O som, através de instrumentos. O primeiro som, foi um grito. Depois o homem aprendeu a modular a voz. Depois surgiram os primeiros instrumentos. Os antigos Vikings, com um enorme chifre, como instrumento faziam comunicar a chegada dos navios de além mar. Uma harmoniosa orquestra, arrebata multidões. Uma partitura ao piano, fala a nossa sensibilidade. A música é portanto um meio de comunicação.

 

SINAIS DE COMUNICAÇÃO

          Começaremos com sinais que demarcam caminhos, acontecimentos são outros marcos.

          Ex: Uma seta de pedras mostrando um caminho. Um corte em alguma árvore ao longo da floresta, Um amontoado de pedras, pode significar um marco. Um monumento, pode estar demarcando um limite de terreno. Os índios americanos, comunicavam-se por um sinal de fumaça. Etc.

 

O FAROL

          O farol, situado em pontos estratégicos em determinados locais do continente, transmitem sinais aos navios que passam. Sinais estes que podem dizer e significar distâncias condição atmosférica, mensagem de Terra que demandem importância a tripulação...

          Sinaleiro da rua que instrui as pessoas etc.

DESENHO, PINTURA E ESCULTURA

          Há mais de 40 mil anos, o homem da pré- história, apoiou sua mão sobre a rocha soprando sobre ela um pó colorido. São as mãos em negativo. Com um traço negro e continuo, sem retoques ou correções, o artista caçador cria animais em movimento nas paredes de uma gruta. Pode-se supor que este foi o primeiro meio de comunicação natural de que se tem noticia. Depois a arte além do desenho, mostra a pintura.

          Na figura ao lado vemos um trabalho de um grande mestre da pintura, Pablo Gauguin.

          Vemos também um trabalho de escultura barroca no Brasil. Um trabalho do mestre no estilo: Antônio Francisco Lisboa (O aleijadinho de Minas Gerais).
         A criança, fazendo os seus traçados. Os seus desenhos. Esboça ai a sua criatividade, comunicando-se com os demais (desenhos de Érika do Amaral Pozetti 6 anos).
.

TEATRO

          No teatro o rosto faz o homem. É através da expressão dos olhos, da boca, das mãos da face enfim que exteriorizam os seus sentimentos. Nele estão contidos a individualidade que diferencia um homem da multidão. Assim era com as mascaras usadas pelos atores no teatro antigo. A comunicação no teatro se faz através do personagem dos atores, e a comunicação é sentida pelo público.

CINEMA

          Em 1895 foi dado o primeiro espetáculo público de cinema pelos irmãos Lumieri. A comunicação por cinema é fabulosa. O cinema é chamado de a sétima arte. As grandes produções cinematográficas, trazem entretenimento e muita cultura. Filmes tais como "E o vento levou" e "Guerra de Secessão" trazem um histórico da vida norte americana.

          História, romance, ciência, dança, aventura, comédia, tragédia, põe em evidencia a comunicação. Não deixar de mencionar Walter Disney, um mestre em desenhos animados, histórias de bichinhos, de que tanto a criançada gosta.

          Livros e jornais também constituem fatos de comunicação.

          Os livros são a maravilha de sempre. Dão a claridade que fica entre os homens. sem ele as civilizações de todos os tempos dormiriam nas trevas. Ele clareia consciências e inspira corações. Todos os ensinamentos e todas as filosofias encontram-se em suas páginas. Desde as primeiras letras do alfabeto, as mais profundas ciências e as mais belas poesias é no livro que iremos buscar. Nos jornais, lemos toda sorte de notícias, nacionais e estrangeiras. Graças a João Gutemberg, que inventou a imprensa. Graças também a Ottmar Morgenthaler, alemão que inventou o Linotipo, máquina de composição gráfica utilizada em todos os jornais.

O CORREIO

          O correio é fonte de grande comunicação leva e traz noticias através das cartas. È uma grande necessidade do homem a de se comunicar com seus semelhantes, quando longe. O pobre soldado da Maratona, que para anunciar a vitória sobre os Persas, correu até cair morto, as portas da cidade. 490 AC. Foi a primeira e mais gloriosa vitima do Serviço Postal.

          Um mensageiro Chinês do século XIII, chegava a percorrer 400 km num dia, trocando de animal a 40 ou 30 km. As diligência no antigo oeste americano também funcionavam como correios. Hoje o moderno sistema, aproveita todo meio de transporte rápido, tornando ainda mais eficiente o correio.

RADIO E TELEVISÃO

          Rádio: descoberto pelo casal Maria e Pierre Curie. Radio comunicações: Primeiros experimentos bem sucedidos por Guglielmo Marconi. Tanto no Radio como na TV, recebemos diariamente, todas as notícias. Vemos programas educativos e ficamos muito bem informados. Os meios de comunicação a distancia, melhorou ainda mais com o desenvolvimento da eletrónica. Ainda o Computador, nos ajuda sobremaneira no desenvolvimento das comunicações.

          Em 23 de julho de 1962, a Europa recebeu o primeiro programa de TV. Transmitido diretamente dos Estados Unidos, graças ao satélite "Telstar Primeiro. Posto em órbita por um foguete. Era a TV Intercontinental, transmitindo da América para a Europa. Do Ocidente para o Oriente e vice- versa.

TELEFONE E TELÉGRAFO

          Foi o Italiano Antônio Meuci, quem construiu o primeiro aparelho capaz de transmitir a voz humana. Mais tarde em 1876, Alexandre Graham Bell, patenteou o telefone, já aperfeiçoado e de uso mais prático.

          Telégrafo: No século XIX, Samuel Morse, construiu um aparelho telegráfico. A primeira linha telegráfica do mundo, instalada em 1844 entre Baltimore e Washigton, aplicava um código de sinais, também inventado por Morse, que até em nossos dias se usa em telegrafia

RADAR

          Cientistas Ingleses inventaram esse instrumento que permite ver claramente, mesmo entre as trevas e entre as mais densas nuvens. RADAR significa " Radio intercepção e localização" Foi construído, baseado no princípio das ondas de rádio utilizadas por Marconi. Comunica todos os obstáculos, localizando-os, e dá clara visão de longo espaço ao nosso redor. Graças a ele aviões e navios não receiam nevoeiros nem icebergs.

          NOTA: Durante a última guerra mundial (1939-1945) a Inglaterra salvou-se de um perigo mortal, quando a Alemanha, desencadeou, contra ela em (1940), uma tremenda ofensiva aérea. Entretanto essa ofensiva fracassou, terminando numa verdadeira catástrofe de aviões de bombardeio e de caça abatidos, com grande surpresa e mortificação dos Alemães, que não sabiam a que atribuir tal coisa, pois sua superioridade aérea era realmente esmagadora.

          Com que recursos se salvara a Inglaterra? Sua salvação, foi devido a um instrumento secreto, inventado pelos seus cientistas chamado RADAR.

RADIO TELESCÓPIO

          Com o aparecimento do Radio telescópio engenho eletrónico de longo alcance. Ouvir estrelas, torno-se atividade comum nos grandes observatórios dos diversos países. Graças a este aparelho, estrelas e nebulosas, cometas e planetas podem ser estudados com minúcias.

          Outros engenhos e outras modalidades de comunicação existem e virão a existir com o passar do tempo.

FIM

Voltar